Trabalhadores em Educação realizam carreata contra a volta às aulas

Ato convocado pelo Fórum das Entidades Educacionais também protestou contra a demissão dos terceirizados da MGS, a reforma administrativa e a PEC emergencial

O Fórum das Entidades Educacionais, que aglutina 23 entidades e movimentos ligadas à Educação no Estado de Minas Gerais, entre elas o Sind-REDE/BH, realizou uma carreata nessa quarta-feira (24/02) contra o retorno das atividades presenciais nas escolas de Belo Horizonte sem que haja uma ampla vacinação.

A carreata teve sua concentração às 9h em frente ao Centro de Referência da Juventude (CRJ), na Praça da Estação. Depois seguiu para a Prefeitura, onde os trabalhadores em Educação da Rede Municipal, juntamente com entidades parceiras, fincaram cruzes para representar as mortes que podem ocorrer caso a política seja implementada sem o controle da pandemia. Logo em seguida a carreata seguiu para Secretária de Saúde, onde ocorreram falas no carro de som e finalizou na Câmara Municipal, com um apelo aos vereadores.

Os trabalhadores ainda denunciaram a morte por Covid-19 de dois trabalhadores que se contamiram após serem convocados ao trabalho presencial. Diolino Rodrigues de Souza, que era porteiro da EMEI Magalhães Drumond e veio a óbito na segunda (22), e o vigia Adão Nogueira, que trabalhava na Escola Municipal George Ricardo Salum e faleceu no final de janeiro. Porteiros e vigias foram convocados ao trabalho presencial nas escolas desde o ano passado.

Outras bandeiras levantadas pelo protesto e agitadas pelo carro de som foram as demissão de trabalhadores terceirizados da MGS que trabalhavam nas Escolas da rede municipal durante a pandemia, a PEC 186/2019 que reduz os investimentos mínimos a serem aplicados em educação e saúde e a reforma administrativa.

Confira as fotos

Veja algumas fotos no album abaixo, ou acesse o nosso album no Flickr ou Facebook. Créditos: Rafael Tavares