Trabalhadores em educação realizam ato contra a reforma da previdência de Fuad

Protesto aconteceu na porta da PBH na manhã de hoje (07) e mobilizou servidores municipais

Os trabalhadores em educação de Belo Horizonte e demais servidores públicos realizaram na manhã de hoje (07/11), na porta da PBH,  ato contra a reforma da previdência. Os servidores municipais estão em protesto desde outubro quando o projeto de lei 434/22 foi enviado à Câmara Municipal com regras que acabam com a aposentadoria.

Ao mesmo tempo acontecia na Câmara Municipal uma reunião entre as entidades sindicais, vereadores e o governo com o objetivo de apresentar os principais problemas da reforma, barrar a tramitação do PL e buscar um diálogo entre os servidores e o governo. No próximo dia 16/11 (quarta-feira), às 13h30, acontece Audiência Pública da Comissão de Administração Pública na CMBH em que irá discutir a reforma da previdência.

A reforma da previdência proposta pelo governo Fuad retira direitos dos trabalhadores, principalmente das mulheres que terão que trabalhar em média sete anos a mais, enquanto os homens terão que trabalhar em média cinco anos. Além disso, reduz de forma considerável o salário de aposentadoria, aumenta o tempo de contribuição e modifica regras como a pensão por morte.

Após o ato, os servidores seguiram em caminhada até a Praça Sete onde seguiram chamando a atenção da população para a paralisação total. Confira abaixo o calendário de lutas da semana.

CALENDÁRIO DE LUTA

07/11 (segunda-feira)

Ato Unificado dos Servidores Municipais (Paralisação Total)

às 9h – Na Porta da Prefeitura de BH (Av. Afonso Pena, 1212 – Centro)