Trabalhadores em educação concursados aceitam proposta de reajuste de 5,93%

Em Assembleia na tarde de ontem (12/04), categoria aceitou assinar o termo de acordo mas sem os condicionantes

Os trabalhadores em Educação concursados se reuniram na Assembleia na tarde de ontem (12/04) e votaram por aceitar a proposta de reajuste de 5,93% e assinar o termo, mas sem os condicionantes colocados pela Prefeitura. Os condicionantes são: não propor emendas ao PL; não reivindicar rodada de negociações, paralisações ou greves referente a Campanha Salarial até outubro/2023, quando iniciará novas negociações salariais.

Mesmo com o aceite do reajuste pago em parcela única na folha de pagamento de junho, a categoria demonstrou bastante insatisfação com a proposta da prefeitura, uma vez que o salário da educação municipal não chega ao Piso Salarial do Magistério, que foi reajustado em 14,95% em janeiro deste ano. E, especialmente, por ter clareza com relação à possibilidade da PBH garantir o pagamento do Piso já que tem condição financeira favorável para isso.

A Campanha Salarial/Educacional 2023 luta pela aplicação do Piso no primeiro nível da carreira, mas o governo Fuad não negociou com a categoria essa proposta. Mesmo a educação tendo verba própria o prefeito de Belo Horizonte se nega a conversar com a categoria e segue com a política de reajuste único para todos os servidores públicos municipais.

O reajuste de 5,93% ainda é considerado insuficiente pelos trabalhadores em educação, mas aceitar a proposta é uma forma de fortalecer a categoria para as outras lutas como o descongelamento da carreira, a violência nas escolas e Reforma da Previdência.

Em função da forte chuva que levou a dispersão da Assembleia, o calendário de mobilizações será referendado na próxima Plenária de Representantes que acontecerá no dia 20/04 (quinta-feira).

Proposta de Calendário

• 14/04 – Reunião das trabalhadoras e trabalhadores aposentados com o presidente da Câmara dos Vereadores, o vereador Gabriel Azevedo.
  • 20/04 – Manhã e tarde – Plenária de Representantes Concursado.
  • 19h – Reunião Bibliotecários.
  • 26/04 – Greve Nacional dos Trabalhadores em Educação.
  • 03/05 – 13h30 – Audiência pública para discutir os impactos da Lei Complementar Nº 173/2023 nas carreiras dos servidores municipais de Belo Horizonte e as possibilidades de reversão das medidas adotadas pela PBH diante da referida Lei.
  • 05/05 – Reunião do Coletivo de Trabalhadores com Deficiência do Sind-REDE/BH.
  • 08/05 – 14h – Plenária do Coletivo de Aposentadas e Aposentados do Sind-REDE/BH.

Confira as imagens da Assembleia