Toda solidariedade à greve dos professores da Rede Particular de MG

Trabalhadores lutam contra retirada de direitos e por recomposição das perdas inflacionárias.

O Sind-REDE/BH manifesta todo o seu apoio e solidariedade à greve dos professores da rede privada de Minas Gerais votada em assembleia realizada na tarde de quarta-feira (01/06). A categoria rejeitou a proposta feita pelos donos de escolas, que retira direitos e não recompõe perdas da inflação. A assembleia foi feita com paralisação das atividades, que atingiu dezenas de escolas da capital e de outras cidades.

A proposta patronal prevê a retirada de direitos históricos dos professores, como bolsa de estudos para os filhos de funcionários com menos de 10h/aula e suspensão de descontos de quem atrasar mensalidade. Além disso, os donos de escola querem aumentar o número de situações que permitem reduzir a carga horária dos professores sem ter de indenizá-los e incluir na Convenção uma cláusula chamada “controle alternativo de jornada” que abre possibilidade para a escola não registrar nem pagar horas extras dos professores.

A categoria também rechaçou a proposta de reajuste de 5% para a educação básica e 4% para o ensino superior. Os percentuais, que representam menos da metade da inflação acumulada do período, de 11,73%, é ainda mais escandalosa se levado em consideração a média do aumento das mensalidades, que esse ano chegou a 17% no últimos dois anos. Em algumas escolas o aumento das matrículas chegou a 35%.

O Sind-REDE/BH ainda repudia a postura antissindical e assediadora das direções das escolas particulares que, com o objetivo de desmobilizar a greve, têm enviado e-mail aos professores cobrando que eles relatem por escrito os motivos de entrarem em greve.