No dia 16/07/2024, a Diretoria do Sind-REDE/BH e os demais sindicatos dos servidores se reuniram a pedido do Secretário André Reis e do Subsecretário Gleison Pereira de Souza para tratar das ações de conscientização sobre a utilização do plano de saúde dos servidores de Belo Horizonte. Na reunião estiveram presentes, mais dois representantes da Unimed/BH que apresentaram os dados referentes ao balanço da empresa sobre os usos do plano referente ao período de abril de 2023 a abril de 2024.
Os dados referentes a empresa como número de clientes, quantidade de unidades que atendem aos seus usuários, número de cooperados, programas da empresa visando a conscientização sobre os cuidados que os usuários devem ter com a saúde e o número de cada tipo de atendimento foram apresentados e logo após passaram para o balanço referente ao período de abril de 2023 a abril de 2024. A empresa expressou sua preocupação referente ao aumento exponencial dos gastos de algumas faixas etárias (0 a 18 anos; 19 a 23 anos; 24 a 28 anos e 39 a 43 anos) que divergem da curva média dos gastos previstos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). De acordo com os dados apresentados, 5,73% dos usuários são responsáveis por 54% do custo assistencial. Este resultado é preocupante, pois evidencia a necessidade de uma parceria entre empresa, a PBH e sindicatos para evitar que no próximo ano tenhamos um aumento no plano de saúde que pode ultrapassar o 20% de reajuste. Os consultores acreditam que ter conhecimento sobre como funciona o plano de saúde e os canais a serem seguidos pode levar os usuários a fazerem um uso mais “consciente”, e assim ajudar na redução de gastos desnecessários.
A diretoria do Sind-REDE/BH disse ser preciso rever os dados apresentados pela empresa e levar em consideração todos os clientes que existem na carteira da Unimed/BH, pois, apesar dos números apresentados indicar para a empresa a necessidade de um aumento abusivo, é fato que ela também lucra bastante com o contrato com a PBH. Também entende que a Prefeitura pode melhorar as condições de trabalho e salário dos servidores visando reduzir os casos de afastamento e adoecimento.
Os sindicatos presentes sugeriram para a Unimed/BH:
1 – Que ela construa um sistema de informação unificado para que os médicos cooperados tenham acesso aos protocolos dos pacientes da rede evitando os pedidos excessivos de exames. O SUS já caminha neste processo há um tempo e gera mais segurança, economia para o paciente, o médico e, no caso para o Estado. Resta saber se a empresa tem este objetivo.
2– Que ela promova ações de conscientização de cuidados com a saúde também nas periferias de Belo Horizonte atingindo os demais usuários do plano.
3– Que ela invista na formação da equipe médica visando a humanização da relação médico e paciente com o objetivo de fortalecer a confiança dos usuários e evitar a troca de médicos que usualmente é feita.
4– Que ela invista em propagandas na grande mídia informando o que julga ser preciso saber sobre cada plano e seus usos para todos os usuários.
Para a PBH os sindicatos também indicaram:
1– Que ela faça uso da rede de e-mails e cartilhas para levar os devidos esclarecimentos aos conveniados.
2– Que ela faça propagandas de conscientização aos usuários sobre o plano e use a grande mídia para os devidos esclarecimentos.
A PBH se comprometeu em realizar uma live sobre o tema em conjunto com a Unimed/BH, convidar os Sindicatos para apresentar os esclarecimentos a respeito do uso do plano e as possibilidades de evitar o reajuste.
Para o Sind-REDE/BH, o aumento de casos de doenças que tem exigido tratamentos diversos, os casos que envolvem o acompanhamento de especialistas bem como os tratamentos com oncologia, fisioterapia dentre outros, representam a efetivação dos direitos dos usuários e não podem ser vistos como gastos que prejudicam a saúde financeira da empresa.
Os dirigentes sindicais presentes se comprometeram a levar as informações para suas bases, discutir o assunto, mobilizar as pessoas para participarem da live e retornar numa próxima reunião para ajudar a construir saídas que não onerem ainda mais os trabalhadores.
Para o Sind-REDE/BH, a necessidade de uma formação para os usuários visando esclarecimento sobre os serviços pode até ser uma possibilidade da empresa e da PBH realizarem suas responsabilidades que é informar as pessoas e nisto até tem acordo, desde que nada leve a ferir o direito dos usuários. O Sindicato está aberto ao diálogo, mas o aumento exorbitante no Plano de Saúde é algo inadmissível, afinal, saúde não é mercadoria.