Com o objetivo de seguir as atividades de mobilização dos Bibliotecários e AAEs da Rede Municipal de Educação, o Sind-REDE/BH e alguns representantes do segmento se reuniram com o Vereador Wagner Ferreira (PV), nessa quarta-feira (03/07). O intuito da reunião foi tratar das pautas dos Bibliotecários e das bibliotecas escolares da Rede Municipal de Educação e alguns pontos dos AAEs. Confira todos os pontos:
Valorização da carreira dos Bibliotecários
As bibliotecárias presentes relataram a política de desvalorização da SMED em relação à profissão de Bibliotecário. Foram pontuadas questões relativas às condições de trabalho, mas a principal queixa do segmento é a diferenciação salarial entre os cargos pleno e sênior, que desde o início das atividades exercem a mesma função, porém com uma diferença de quase 50% na remuneração. Os trabalhadores questionam essa diferença, pois a forma de ingresso e a formação acadêmica são as mesmas. Para a diretora do Sind-REDE/BH é urgente que o legislativo defenda a bandeira da unificação dos cargos e a autonomia do Bibliotecário para exercer suas funções de acordo com a avaliação técnica do bibliotecário responsável pela biblioteca escolar.
Estrutura das bibliotecas escolares da RME/BH e a falta de trabalhadores AAEs
Também foi relatado que as bibliotecas escolares não seguem o padrão mínimo de funcionamento de uma biblioteca, pois faltam itens básicos no espaço físico como mesa, cadeira, computador e um espaço apropriado de trabalho para o servidor.
Além da falta de recursos materiais e estruturais, também faltam recursos humanos. Faltam assistentes nas escolas, o que revela o descaso com os AAEs, que sofrem na pele as consequências nefastas da falta de planejamento da SMED, que há mais de 10 anos não realiza concurso público para esta função.
É notório que a precarização dos trabalhadores afeta os serviços prestados aos alunos e seus familiares, além de adoecer os trabalhadores.
Desta reunião foram encaminhados os seguintes compromisso do vereador:
- Realização de Audiência pública para tratar do tema “Condições de trabalho e salário dos Bibliotecários e AAEs na RMBH” que acontecerá em agosto de 2024.
- Se somar a luta com os trabalhadores que reivindicam a redução da jornada ou a possibilidade de trabalharem seguindo uma escala, durante o recesso escolar.