Sind-REDE aponta que 40 trabalhadores já contraíram Covid-19 desde a reabertura das escolas

Levantamento do Sindicato considerou apenas os casos relatados após o dia 26 de abril. Duas trabalhadoras foram a óbito.

Teste RT-PCR é o mais indicado para confirmação de Covid-19 em caso de sintomas. Foto: Reprodução/Google Imagens

Desde o início do retorno das atividades presenciais nas Escolas Municipais de Belo Horizonte, ao menos 40 trabalhadores em Educação já contraíram o novo coronavírus. O levantamento foi realizado pelo Sind-REDE/BH e levou em consideração apenas os casos testados e confirmados por algum diretor da entidade.

Mas este número pode ser muito maior, em especial entre os terceirizados que não possuem convênio médico. O Sindicato denuncia que não existe uma orientação clara e uniforme, por parte da Prefeitura, de encaminhamento dos trabalhadores com sintomas para a realização de testagem, o que faz com que muitos trabalhadores não realizem o teste. Também não há rastreamento, com a testagem das pessoas que tiveram contato com o trabalhador que apresentaram sintomas ou testaram positivo. O levantamento também não inclui diversos casos suspeitos que ainda aguardam resultado. Dos trabalhadores infectados, duas foram a óbito, mas apenas uma delas estava em trabalho presencial.

Além disso, o fato de a maior parte das pessoas não apresentarem sintomas contribui para a disseminação da Covid-19 e a subnotificação. Por isso, para se ter uma precisão sobre o número total de contaminados seria necessário que a Prefeitura adotasse uma política de testagem em massa dos trabalhadores que atendem as crianças e das próprias crianças.

Além da testagem, os trabalhadores reivindicam que a volta as aulas só pode acontecer com a pandemia sob controle, a partir da redução dos casos e índices de transmissão e a ampla vacinação de toda a população. Confira abaixo o levantamento do Sindicato com o número de trabalhadores infectados por escola.

Trabalhadores com confirmação de Covid-19 por escola

• EMEI Mantiqueira: 6 casos confirmados