Compartilhe nas redes sociais
A Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH acionou a Procuradoria Geral do Município (PGM) para que investigue a nomeação do Subsecretário de Articulação da Política Pedagógica, Gabriel Saulo Rios Matos Sobrinho e do Diretor Administrativo da Educação, Marcel Leandro Rios Matos Sobrinho.
Os irmãos, sócios de uma empresa de consultoria da Bahia, ocupam cargos na Secretaria Municipal de Educação (SMED) e foram nomeados na gestão Bruno Barral, o que pode caracterizar uma situação de nepotismo.
Na solicitação enviada à PGM, o Sindicato manifesta a sua preocupação com a preservação do princípio da impessoalidade no serviço público, ou seja, agir sempre visando o interesse público e não em benefício de agentes privados, seja uma pessoa ou grupo.
É preocupante que a SMED se torne um cabide de emprego. Como foi amplamente noticiado pela imprensa, a nomeação do secretário de Educação Bruno Barral, que não tem nenhuma relação com Belo Horizonte, em pleno ano eleitoral, foi realizada com o único intuito de fechar um acordo de apoio do União Brasil à candidatura de Fuad Noman (PSD).
Com a nomeação de irmãos, que também não tem qualquer relação com a cidade, para cargos importantes da SMED, a situação passa a chamar ainda mais atenção e, por isso, deve ser investigada.