Secretário de Educação formaliza proposta de contratação de professores por PSS ao Sindicato

Minuta prevê uma mudança na Lei Orgânica do Município para viabilizar a contratação temporária de professores

Na última terça-feira (01/08), em reunião com a diretoria colegiada do Sind-REDE/BH, o secretário de Educação Charles Martins apresentou a proposta de minuta para realização de Processo Seletivo Simplificado para docentes na Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, o esboço da minuta foi encaminhado para o Sindicato na semana anterior.

A minuta prevê uma mudança na Lei Orgânica do Município e no estatuto do servidor para viabilizar a contratação temporária de professores. A diretoria reafirmou a posição contrária à contratação de professores de forma precarizada, pois essa posição já foi por diversas vezes votada nos fóruns da categoria. O secretário, então, sustentou que o projeto será enviado à Câmara Municipal, mesmo sem o aval do Sindicato e frisou que quem irá decidir serão os vereadores.

Os diretores se mostraram contrariados com essa postura, pois o que havia sido acordado em reuniões anteriores foi que o projeto só seria enviado à Câmara caso a categoria não se mostrasse contrária a proposta. O projeto será apresentado para a categoria na próxima Plenária de Representantes, que será realizada no dia oito de agosto, às 8h30 e às 14h, na sede do Sind-REDE/BH.

Por se tratar de um debate que pode afetar a Rede de forma permanente, é essencial que todas as escolas se organizem para que os seus representantes participem da plenária e contribuam com o debate.