Compartilhe nas redes sociais
Informes:
- Descongelamento
- Pec 38/2023
- Violência nas escolas
- Histórico da luta dos Assistentes Administrativos Educacionais do Sind-REDE/BH
Campanha salarial:
O Sind-REDE/BH apresenta a seguinte proposta:
- Um índice referente às perdas do governo Kalil Fuad de 44, 25% + o reajuste do piso de janeiro de 2024.
- Fará um estudo com o contador sobre os valores pagos aos Assistentes Administrativos Educacionais para avaliar se estes trabalhadores tiveram perdas específicas no período.
Avaliação da plenária:
Alguns Assistentes pediram esclarecimentos sobre a proposta de reorganização da carreira e as questões discutidas no seminário que aconteceu em agosto.
- Foi explicado que o Seminário de carreira recebeu um texto feito por alguns Assistentes e que o mesmo não foi discutido na Comissão e nem passado no fórum da categoria. Este texto, apesar de ter sido discutido nos grupos e fazer parte das discussões referente ao Grupo de estudos sobre Piso e carreira que foi criado, ainda precisa ser apresentado aos Assistentes.
Logo, a Diretoria solicitou que os Assistentes que escreveram o texto pudessem apresentar a proposta, mas ninguém se prontificou a fazê-lo.
- A Diretoria informou que no Seminário foi votado alguns princípios sobre a carreira da educação como: nenhuma mudança na carreira para prejudicar os trabalhadores, que o reajuste do Piso seja utilizado como referência para a valorização dos trabalhadores e que exista uma política salarial que respeite os aposentados e aposentadas da Rede. Informou também que o grupo de trabalho que fará o estudo do piso da educação conta com as pessoas eleitas no Seminário, tem a presença de todos os segmentos que estiveram presentes no seminário e ajudarão a construir uma proposta a ser apresentada para os trabalhadores.
- Alguns Assistentes perguntaram sobre a proposta referente ao aumento dos níveis na carreira, férias prêmio, GDE e previdência privada. E foram esclarecidos.
A diretoria leu todas as propostas referente a Campanha Salarial de 2023 dos Assistentes que foi aprovada, mas que não teve retorno por parte da SMED/BH.
Encaminhamentos:
- O sindicato ficou responsável por agendar uma reunião com os assistentes que participaram formação sobre a portaria 305/2018 para o dia 05/10/2023 (será às 11h30 no Sind-REDE/BH)
- Apresentação de um estudo do setor contábil sobre o salário e índices dos assistentes referente ao governo Kalil/ Fuad.
- O índice de reajuste salarial de 44,25% + o reajuste do piso nacional da educação de Janeiro foi aprovado como uma referência para iniciar a campanha Salarial de 2024 dos Assistentes Administrativos Educacionais.
Pautas que continuarão a fazer parte da Campanha Salarial de 2024 dos Assistentes Administrativos Educacionais:
Aumentar os níveis da carreira os AAEs dialogando com a proposta construída pelo setor e referendada.
1) Pagamento do reajuste do piso nacional da educação no primeiro nível da carreira;
2) Possibilidade de vender as férias prêmio e gozar das mesmas;
3) Revisão da portaria 305/2018 a partir da definição da categoria;
4) Aumento da GDE;
5) Processo de certificação para gestor financeiro com entrada exclusiva para AAEs sem prejuízo para os agentes governamentais que que já estão no cargo.
6) Vale lanche para 6 horas.