Compartilhe nas redes sociais
Informes:
- Descongelamento
- PEC 38/2023
- Violência nas escolas
- Histórico da luta dos Bibliotecários no Sind-REDE/BH
Campanha salarial 2024:
Avaliação da plenária:
- O Sind-REDE/BH apresenta um estudo das perdas do governo Kalil Fuad de 44%.
- O reajuste do Piso de janeiro de 2024.
- Fará um estudo sobre os valores pagos aos Bibliotecários e Assistentes em outras redes e verificará se houve perdas no período.
Os presentes fizeram falas referentes ao trabalho que vem realizando na SMED/ BH e na mudança na proposta de organização do trabalho de uma hora pra outra sem possibilidade de dialogar com os trabalhadores é desnecessária.
A SMED/BH, juntamente com a GERBI convocou todos os Bibliotecários em teletrabalho para escolherem uma escola Pólo e mais 4 escolas que ficarão sob sua responsabilidade para retornarem às escolas no dia 16/10/2023.
O questionamento feito pelos bibliotecários se direciona à falta de escuta da SMED/BH, aos critérios definidos para a organização das escolas sem contar com uma logística que possa ajudar na realização do trabalho dos bibliotecários e sem explicitar a política que será adotada na Rede Municipal que possibilite que o projeto aprovado na proposta de governo de Kalil, Fuad não seja jogada fora.
Lembraram ser importante seguir com o trabalho de automação, convocar novos bibliotecários, valorizar os trabalhadores e retomar o trabalho desta Rede em relação às bibliotecas que é uma referência no Estado de MG.
Encaminhamentos:
- O sindicato enviará um ofício para a Smed solicitando a interrupção imediata das lotações e uma reunião com a entidade para maiores esclarecimentos.
- Enviará uma nova denúncia para o Conselho devido às estratégias utilizadas pela Secretaria para responder às demandas deste Conselho que novamente vai contra a legislação vigente.
- Reunião com o jurídico e o grupo de trabalho dos Bibliotecários: Lei 11.132/2018 e seus desdobramentos- data 05/10/2023 às 10h.
- Apresentação de um estudo do setor contábil sobre o salário e índices dos bibliotecários referente ao governo Kalil/ Fuad.
- O índice de reajuste salarial de 44,25% + o reajuste do piso nacional da educação de Janeiro foi aprovado como uma referência para iniciar a campanha Salarial de 2024 dos bibliotecários.
Pautas que continuarão a fazer parte da Campanha Salarial de 2024 dos Bibliotecários:
- Ampliação dos níveis da carreira dos bibliotecários.
- Unificação do cargo de Bibliotecários.
- Discussão sobre a situação das bibliotecas escolares e a falta de pessoal.
- Volta do cargo de auxiliar de biblioteca. (Contar com o trabalho efetivo dos AAEs nas bibliotecas)
- Investimento na formação continuada.
- Apresentação de proposta para a nova organização da gerência de bibliotecas feita pelos bibliotecários para a SMED/BH (estruturação).
- Discussão sobre o teletrabalho.
- Condições para manter o teletrabalho devido a automação de biblioteca
- Nomeação dos bibliotecários plenos.