Relatoria da Plenária de Representantes dos Assistentes Administrativos Educacionais (AAEs).

A Plenária dos AAEs no dia 23/05 teve como pauta o retorno da mobilização dos trabalhadores setor.

Os Assistentes Administrativos Educacionais realizaram a segunda Plenária de representes deste ano de 2023 que teve como objetivo realizar um balanço das ações que a Comissão eleita na última Plenária tem feito e estabelecer algumas prioridades para a organização do setor que este ano reivindica também o pagamento do piso da educação.

A reunião contou com mais de 50 trabalhadores que tiveram uma formação inicial sobre a importância do sindicato, sua história, estrutura e instâncias deliberativas, como as pautas são estabelecidas, as lutas e, principalmente, a conquista ou a manutenção dos direitos que conta com a participação e mobilização da categoria.

As Diretoria do Sind-REDE reforçou a necessidade dos trabalhadores compreenderem a importância desta instituição, não caminhar sem o Sindicato e serem parte dessa Rede que se fortalece com a participação consciente de cada um sobre a importância da valorização do seu trabalho para consolidação do direito à educação pública na Rede Municipal de Belo Horizonte.
Lutar por valorização e estar sindicalizado não é crime, principalmente depois da reforma trabalhista. Feito isso, todos foram convidados a se filiarem ao Sind-REDE/BH que representa os trabalhadores concursados das escolas e os terceirizados e possuí como princípio a autonomia frente a qualquer governo e a defesa dos direitos da categoria.

Logo após a formação, os presentes tiveram a apresentação das discussões envolvendo a luta pelo piso da educação para os assistentes, as ações da Comissão na Câmara Municipal, reunião com a equipe do Planejamento e com o Secretário de educação, Charles Martins, quando ficou estabelecido que as próximas reuniões e ações devem ser encaminhadas exclusivamente pelo Sind-REDE/BH visando respeitar a entidade que representa os trabalhadores da educação da Rede Municipal de Belo Horizonte.

A Diretoria apresentou, juntamente com os assistentes Carla e Guilherme, representantes da Comissão dos AAEs, a pauta já aprovada e fizeram uma avaliação política. Depois abriram as falas para a plenária.

Os presentes além de elogiar o trabalho da Comissão em conjunto com o Sindicato, também reforçaram as antigas propostas da categoria e trouxeram alguns pontos para serem incorporados à pauta.

A Plenária defendeu a participação dos trabalhadores no seminário sobre carreira a ser organizado pelo Sind-REDE/BH em julho e apontaram a necessidade de uma assembleia com a categoria.

Pauta dos AAEs

1) Garantia da aplicação do Piso Salarial Nacional da educação na Carreira dos AAEs.
2) Pagamento da licença prêmio em espécie para o Quadro Administrativo da educação.
3) Direito ao gozo de licença prêmio.
4) Concurso Público para os AAEs e avaliação sobre a entrada no nível superior.
5) Fim do Assédio moral no ambiente de trabalho e na TEG Saúde.
6) Abrir nova certificação para Gestor Administrativo Financeiro para atuarem também nas EMEIs inclusive nas PPPs. Exclusiva para AAEs.
7) Reabertura imediata das bibliotecas das EMEIS com atuação dos AAEs nas mesmas.
8) Revisão da Portaria 305/2018 sobre o quantitativo de AAEs por escola e funcionamento das secretarias.
9) Direito a substituição em caso de afastamento por qualquer motivo para os AAEs
10) Abertura para opção de mudança de jornada tanto de 6h para 8 quanto de 8 para 6 horas.i
11) Direito à opção de lotação próximo à residência para os AAEs.
12) Direito a vale lanche para os AAEs de 6 horas.
13) Ampliação da tabela dos AAEs para até o nível 25.
14).Aumento da Gratificação por Dedicação Exclusiva dos secretários, e levar em consideração a classificação e complexidade das escolas.
15) Que as EMEIs possam ter gestores inclusive as PPPs
16) Pagamento imediato dos precatórios do Fundeb para todos os cargos da Educação
17) Unificar com as direções a campanha de melhoria dos G-DE’s.
18) Procurar a Comissão de Saúde da Câmara Municipal de BH
19) Fortalecer a campanha sobre o Descongelamento da carreira.#descongelafuad

Calendário de Mobilização:

• Mobilização pelo Descongelamento da carreira.#descongelafuad
  • Mutirão de visita à Câmara Municipal de BH: Maio e junho
  • Audiência pública sobre os Assistentes Administrativos Educacionais: 31/05 às 9h30bna Câmara municipal de BH.
  • Seminário da carreira da educação: Julho/2023
  • Assembleia do setor. (Data a ser definida).