PSS para contratação de Assistentes Sociais e Psicólogos para as escolas apresenta problemas

Diante dos problemas identificados, o departamento Jurídico do Sind-REDE/BH está verificando as medidas legais necessárias.

A Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH torna público o seu posicionamento sobre a contratação de Assistentes Sociais e de Psicólogos para atuação nas unidades escolares da Rede Municipal de Belo Horizonte.

Compreendemos que o governo Fuad Noman (PSD) não aprendeu com a ilegalidade cometida pela ex-Secretária Municipal de Educação, Ângela Dalben, quando autorizou que as Caixas Escolares das escolas municipais efetuassem o processo seletivo, mesmo com o alerta do Sind-REDE/BH. Ao final, o Ministério Público do Trabalho solicitou o cancelamento de todo processo ilegal cometido pelo Governo Municipal.

Após a ilegalidade do processo anterior e com a mudança na gestão da Secretaria Municipal de Educação, o atual secretário de Educação, Charles Diniz, no dia 28 de abril, ano corrente, solicitou a participação do Sind-REDE/BH na Comissão Organizadora do Processo Seletivo Simplificado (PSS). A Diretoria Colegiada do Sindicato confirmou a sua participação, condicionada, entre outros fatores, que os Conselhos Regionais de Serviço Social e de Psicologia também participassem. Além da realização de concurso público para cumprimento da Lei Federal nº 13.935/2019, que assegura o atendimento psicológico e socioassistencial aos estudantes da rede pública de educação básica.

Porém, no dia 10 de maio, alegando falta amparo legal, o Secretário Charles Diniz não cumpriu o compromisso firmado. Com isso, os conselhos não puderam participar da comissão. Ressalta-se que a Prefeitura de Belo Horizonte está na ilegalidade desde 2020, prazo final para implementação da referida legislação.

O Sind-REDE/BH também identificou algumas ilegalidades em relação ao novo PSS e encaminhou um ofício solicitando sua paralisação e uma reunião urgente com SMED/Prefeitura, para tratar do assunto. Porém, o Governo Municipal optou por manter o processo.

Abaixo, divulgamos os problemas identificados:

Comissão Organizadora do PSS

Instituída no dia 11 de maio, não teve em sua composição nenhum Analista de Políticas Públicas/Assistente Social e Analista de Políticas Públicas/Psicólogo, cargos públicos existentes na Prefeitura;

Exclusão de pessoas com deficiência

É gravíssimo um edital elaborado por uma Secretaria de Educação deixar de cumprir a Lei Municipal n° 11.416/2022, que obriga a reserva de vagas em concursos públicos ou processos seletivos para pessoas com deficiência;

Racismo estrutural

É gravíssimo um edital que não prevê a reserva de vagas para negras e negros, levando em consideração a Lei Municipal n° 10.924/2016;

Concurso Público

A Lei Federal n° 13.935/19 não compreende como provisória a prestação de serviços de psicologia e de serviço social nas redes públicas de educação básica;

Atuação em outros espaços

O edital abre a possibilidade de atuação em outros órgãos, conforme demanda, nos termos do subitem 12.5, caso tenha como fonte de financiamento a utilização de recursos do Fundeb isso viola o art. 2º, § 2º da Lei 11.175/19.

Conselhos Regionais

O PSS descumpre exigência de registro pelo Conselho Regional de Serviço Social de Minas Gerais (CRESS-MG) e do registro profissional expedido pelo Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG);

Jornada de trabalho

Ao exigir jornada de 40 horas para Psicólogos, o edital desconsidera a Lei Municipal Nº10.984/2016, que foi uma luta importante dos assistentes sociais e psicólogos das unidades de atendimento do Sistema Único de Assistência Social – SUAS e Cidadania, que conquistaram a jornada de 30 horas semanais;

Processo único de seleção

Normalmente, um PSS é realizado em 2 etapas: Análise de currículo e entrevista. Em outros, é inserido também a Exposição de Motivos. Neste PSS, a PBH utiliza só análise de currículo.

Diante dos problemas identificados e a manutenção do PSS a Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH orientou o departamento jurídico a tomar as medidas legais, visto que a SMED/Prefeitura desconsiderou o pedido de reunião para efetuarem as devidas correções.