Nota de apoio e solidariedade aos trabalhadores em Educação do Paraná

Sind-REDE/BH repudia repressão autoritária e exige a retirada do projeto de privatização das escolas públicas

O Sind-REDE/BH vem a público expressar seu total apoio e solidariedade aos estudantes e professores do Paraná que, nesta segunda-feira (03/06), ocuparam a Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (Alep) contra a aprovação do Projeto de Lei que visa privatizar a gestão de 204 escolas públicas estaduais, o que representa cerca de 10% da Rede Estadual de Ensino.

Manifestamos nosso repúdio à atitude autoritária do governador Ratinho Jr. (PSD), autor do projeto, que ordenou a repressão brutal dos manifestantes pela polícia durante a ocupação da Alep. A repressão resultou no uso de bombas de gás lacrimogêneo, ferindo três pessoas, sendo uma delas gravemente. Também repudiamos a prisão arbitrária de trabalhadores, incluindo Pedro Lana, servidor da Universidade Federal do Paraná, que está sendo injustamente criminalizado por defender a educação pública.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP-Sindicato) tem avaliado que este projeto de lei representa uma tentativa de privatização dos colégios e uma interferência inaceitável na gestão pedagógica, colocando o lucro e metas empresariais acima da qualidade da educação e do bem-estar dos alunos e professores.

Exigimos a libertação imediata de todos os trabalhadores presos, o fim da criminalização dos movimentos sociais e a retirada do projeto entreguista que ameaça a educação pública do Paraná. Repudiamos veementemente a votação do projeto de portas fechadas, realizada em sessão remota, sem a participação popular, favorecendo interesses empresariais em detrimento dos direitos dos cidadãos paranaenses.

Reforçamos nosso compromisso com a luta pela educação pública, gratuita e de qualidade para todos. A mobilização e a greve dos trabalhadores em educação da rede estadual do Paraná são justas e necessárias para barrar este retrocesso. Estamos juntos nesta luta e não nos calaremos diante de ataques aos nossos direitos e à educação pública.

Nossa solidariedade e apoio incondicional aos estudantes, professores e trabalhadores em educação do Paraná. Continuaremos firmes na defesa da educação pública!

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH