A greve sanitária dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal, iniciada no dia 26 de abril, contra o retorno presencial imposto pelo governo de Alexandre Kalil (PSD) sem que houvesse condições seguras e controle da pandemia, recebe, a todo momento, manifestações de apoio.
Entidades representativas da Educação, de estudantes, trabalhadores das universidades e sindicatos de professores de outras redes são algumas das que enviaram manifestações de solidariedade aos trabalhadores da Rede Municipal, que após conquistar a vacina, estão sendo atacados como corte de ponto.
O Sind-REDE/BH agradece a todas as importantes manifestações de apoio que vem recebendo, pois elas são fundamentais para fortalecer a justa luta pela vida dos trabalhadores, estudantes e comunidade escolar. Confira a nota abaixo:
Todo apoio aos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Belo Horizonte em Greve
As entidades representativas dos trabalhadores em educação e dos estudantes que assinam este texto vêm manifestar seu apoio aos trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte e o repúdio ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) que, como retaliação à greve, cortou o salário das trabalhadoras.
Cortar salários de trabalhadores em greve, sem tentar qualquer negociação é um ataque ao legítimo direito de organização e a um instrumento de luta tão necessário para a defesa dos trabalhadores. Neste momento, em que as liberdades democráticas têm sido ameaçadas, esta ação se torna ainda mais criminosa. Toda greve é um direito legítimo dos trabalhadores, esta, é mais ainda. Agir como se desconhecesse os riscos da reabertura das escolas nesse momento é negar os reais riscos da pandemia.
Estamos diante do surgimento de uma terceira onda da pandemia, a greve das trabalhadoras em educação cumpre um importante papel de alerta às comunidades escolares dos riscos existentes. Garantir o isolamento social é um desafio em curso e sua necessidade precisa ser reforçada.
A greve está prestando um serviço à toda comunidade escolar. Foi ela que impediu que as escolas ficassem lotadas e que o caos se instalasse no ambiente escolar.
Neste momento, convidamos todas as organizações do movimento a se solidarizar com as trabalhadoras grevistas.
Assinam
Associação dos Docentes da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (ADPUCMinas) Associação dos Docentes da Universidade do Estado de Minas Gerais (ADUEMG) Associação dos Docentes da Universidade Federal de Ouro Preto (ADUFOP) Associação de Geógrafos Brasileiros – Belo Horizonte (AGB-BH) Associação Metropolitana dos Estudantes Secundarista da Grande Belo Horizonte (AMES-BH) Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior – Regional Leste (ANDES-SN/RL) Sindicato dos Trabalhadores Docentes da Instituição Federal do Sul de Minas/ANDES-SN (Sindifsuldeminas) Associação de Pós-Graduandos e Pós-Graduandas da UFMG (APG/UFMG) Sindicato dos Professores de Universidades Federais de Belo Horizonte, Montes Claros e Ouro Branco (APUBH) Central Sindical e Popular Conlutas (CSP-Conlutas) Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) Central Única dos Trabalhadores (CUT) Conselho de Diretórios Acadêmicos e Centros Acadêmicos da PUC Minas Diretório Central dos Estudantes UFMG (DCE-UFMG) Federação Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (FENET) Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg) Federação Interestadual dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (FITEE) Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica – Seção Sindical IFMG (Sinasefe – IFMG) Seção Sindical dos Docentes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (SINDCEFET-MG) Sindicato dos Trabalhadores nas Instituições Federais de Ensino (SINDIFES) Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG) Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG) União Colegial de Minas Gerais (UCMG) União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) União Estadual dos Estudantes de Minas Gerais (UEE-MG) União Nacional dos Estudantes (UNE)