Deliberações do Seminário sobre Tempo de Planejamento

Em torno de cem pessoas participaram do seminário. Confira o caderno de contribuições e as posições votadas

Na última quinta-feira (12/05), o Sind-REDE/BH realizou, de forma presencial em sua sede, o Seminário sobre Tempo de Planejamento. O elemento motivador para a realização do seminário foi o tema da realização do planejamento em casa ou na escola, mas o debate não se restringiu a este aspecto. Questões pedagógicas sobre a organização do planejamento e as estratégias de luta e mobilização para ampliação deste tempo também fizeram parte do seminário.

Todos os trabalhadores em Educação puderam enviar sugestões e contribuições por e-mail. Todas as contribuições foram organizadas em um caderno e distribuídas durante o evento. Cada escola elegeu até 3 delegados para contribuir no debate e votar as posições. Confira abaixo as deliberações dos delegados no Seminário.

Os delegados do Seminário aprovaram

1 – A orientação de que todos os grupos discutam a organização de reuniões pedagógicas coletivas nas escolas regulares, dentro do horário de trabalho, no caso do ensino fundamental com o uso de oficineiros (a SMED informou que está autorizado e que a direção deve solicitar).

No caso da Educação Infantil as dificuldades são maiores, visto que a prática dos oficineiros não é possível. As escolas devem discutir para tentar uma organização que permita as reuniões, mesmo que em dois grupos.

2 – Os trabalhadores devem estar cientes que o tempo de planejamento da Rede permanece sendo de 5h. Recreio não é tempo de planejamento, nem para o Ensino Fundamental e tão pouco para a Educação Infantil.

3 – A luta pelas 7h de planejamento deve retomar papel de centralidade em nossa pauta.

4 – Quanto a realização do tempo de planejamento dentro da escola ou em outro espaço, os delegados apontam para a livre escolha dos grupos de trabalho. Em caso de convivência de Educação infantil, séries iniciais do Ensino Fundamental (1° ao 5° ano), séries finais do Ensino Fundamental (6° ao 9°ano), as diferenças de cada grupo devem ser respeitadas.

5 – O debate sobre o tempo de planejamento segue na Rede em todas as suas matizes pedagógicas e políticas.

6 – Permanece aberto o e-mail para as contribuições teóricas sobre o tema. Elas serão acrescidas ao caderno virtual, disponível no botão abaixo.

7 Elaborar documentação que permita dar segurança jurídica para a categoria.

E-mail para novas contribuições: planejamentosindrede@gmail.com