Confira os candidatos que se comprometeram com a Educação

O Sind-REDE/BH enviou para todas as coligações e partidos uma carta de compromissos com as pautas da categoria. Veja quem assinou

Em tempos de eleição municipal é preciso ficar de olho quais os candidatos que realmente estão dispostos a defender a Educação e os direitos dos trabalhadores da Rede Municipal. Pensando nisso, o Sind-Rede/BH enviou a todas as coligações e partidos uma carta compromisso para que os candidatos à Prefeitura ou a uma das cadeiras na Câmara Municipal de Belo Horizonte assinassem, se comprometendo com as diversas pautas da categoria. Para acessar a o conteúdo completo da carta, clique no botão abaixo:

Veja abaixo os candidatos que assinaram o documento, primeiro estão listados os candidatos que fazem parte da categoria dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal e em seguida, os demais candidatos que assinaram a carta por ordem alfabética.

Candidatos a Prefeitura

Wanderson Rocha 16 – PSTU

Wanderson Rocha é militante do movimento negro (Quilombo Raça e Classe), Pedagogo e mestre em Sociologia. Desde 2004 é professor da Rede Municipal de Ensino da Prefeitura de BH. Membro do Conselho Municipal de Educação, atualmente licenciado. Faz parte da Executiva Estadual da CSP-Conlutas, licenciado. Compõe a Direção Municipal do PSTU.
https://www.facebook.com/wandersonpstubh/

Áurea Carolina 50 – PSOL

Foto: Tamás Bodolay

Áurea Carolina é negra, mãe de Jorge e candidata à Prefeitura de Belo Horizonte pela coligação PSOL-PCB-UP. Formada na convivência com movimentos sociais de BH desde a adolescência, é deputada federal. Em 2016, foi a vereadora mais votada de BH. Ao lado das vereadoras Cida Falabella e Bella Gonçalves, na CMBH, e da deputada Andréia de Jesus, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, Áurea faz parte da Gabinetona.

Nilmário Miranda 13 – PT

Nilmário Miranda foi o primeiro ministro dos Direitos Humanos do Brasil. Em Belo Horizonte, construiu a sua trajetória nos movimentos dos bairros, nas associações comunitárias. É fundador do PT e trabalhou com Lula para mudar a história do país em favor dos mais pobres, do povo das periferias, da população negra, das mulheres, dos jovens, das pessoas com deficiência

Candidatos a vereador da Rede Municipal

Cristina Junia 12126 – PDT

Sou Cristina Junia, 52 anos, divorciada, 2 filhos, Professora da Educação Infantil da PBH, Pós Graduada em Educação Especial e Inclusiva. Sinto os desafios da maternidade e a dificuldade das famílias em conciliarem trabalho e estudos.

Ser mulher é ter que lutar por direitos básicos, provar que é competente e exigir respeito a todas as horas. Representamos mais de 50% do eleitorado, mas nossa representatividade é reduzida. Vamos mudar essa realidade.

Diego Miranda 21000 – PCB

Saudações, meu nome é Diego Miranda. Sou professor do 1º e 2º ciclo do Ensino Fundamental da rede pública municipal em Belo Horizonte há 3 anos. Formado em Pedagogia e mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Membro da diretoria colegiada do Sind-REDE/BH e militante da corrente sindical Unidade Classista e do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

Lu Educadora 12077 – PDT

Lu Educadora: mãe, feminista, socialista e professora já mais de 20 anos. Há 15 atua como professora da Educação Infantil na Rede Municipal e atualmente é diretora do Sind-REDE/BH. Candidata pela segunda vez, reafirma as suas principais bandeiras: educação, direitos das mulheres e investimento na juventude. Seu mandato será participativo, popular e transparente.

Maria da Consolação 50888 – PSOL

Sou Maria da Consolação. Nasci e cresci numa favela no bairro Cachoeirinha. Sou professora aposentada da Rede e participo há 35 anos das lutas sindicais em defesa da educação e participei da direção do SIND-UTE e SIND-REDE. Também fui professora da UEMG. Sou doutora em Educação pela USP e pedagoga e mestra em Educação pela UFMG.

Vanessa Portugal 16123 – PSTU

Sou Vanessa Portugal, Professora da Rede, diretora do SindRede. Integro o Movimento de Luta por Moradia, sou ativista das lutas contra a opressão das mulheres. Atuo na organização dos trabalhadores terceirizados e contra a terceirização desde 1998. Atuo na construção de uma frente unitária contra as privatizações, a retirada de direitos e pelo FORA BOLSONARO, MOURÃO e ZEMA. Acompanhe nossas redes sociais: https://www.facebook.com/vanessapstu

Outros Candidatos a vereador

Arnaldo Godoy 13670 – PT

Arnaldo Godoy é autor da lei da Escola de Tempo Integral (2002), que mais tarde se transformou no projeto Escola Integrada. É presidente da Comissão de Educação da Câmara de Belo Horizonte e membro do Conselho Municipal de Educação. Pela cultura, educação, inclusão e diversidade.

Cida Falabela 50018 – PSOL

Cida Falabella é artista de teatro, professora, historiadora e arte-educadora. Anda de busão e é usuária do SUS. Mora no bairro Serrano, dedica sua vida à cultura na periferia e foi eleita vereadora ao lado de ÁUREA CAROLINA, em 2016. Juntas, criaram a GABINETONA. Feminista, defende a cultura e a educação em diálogo com trabalhadores das artes, povos tradicionais, professoras e mulheres diversas. Representa um projeto coletivo, que ocupa a política com arte e cidadania.

Dú Pente 50639 – PSOL

Dú Pente é cria da quebrada, pós-graduado em ciência política pela UFMG e ativista por outra cultura política. Atuou como articulador político por quatro anos no mandato coletivo da Gabinetona e está candidato a vereador por BH e é co-criador da Movimentação Juventude Negra Política.

Gilson Reis 65653 – PCdoB

Gilson Reis é professor de Biologia. Foi presidente do Sinpro-Minas. É presidente da Contee e membro do CME. Exerce seu segundo mandato como vereador. Vem atuando em defesa da educação pública, pela preservação dos direitos dos educadores da Rede Municipal, pela Escola Democrática, em contraposição à Escola sem Partido; em prol da expansão de vagas na Educação Infantil; da educação em tempo integral; da EJA; pela manutenção do emprego dos terceirizados; reforma das escolas.

Iza Lourença 50099 – PSOL

Sou Iza Lourença. Nasci, cresci e moro na periferia. Sou formada em jornalismo na UFMG. Tenho 27 anos, sou mãe e trabalho como bilheteira no metrô. Faço parte do Cursinho Popular Consciência Barreiro, um projeto de educação popular voltado para a juventude periférica. Hoje, a Câmara Municipal de BH não tem nenhuma pessoa negra e apenas quatro mulheres. Nosso mandato será comprometido com a agenda antirracista e as lutas dos movimentos sociais. Para conhecer mais, acesse nosso site.

Kênia Ribeiro 50444 – PSOL

Mulher negra, lésbica e periférica, Kênia é camelô há mais de 30 anos. Sua história é marcada pela luta diária por moradia. Ainda na adolescência, ficou sem casa e acabou morando na rua. Hoje também é mãe adotiva. Foi uma das lideranças da Ocupação Vicentão, e assessora da GABINETONA. Ajudou a fundar o CATA – Centro de Apoio ao Trabalhador Ambulante. Por oportunidades reais de emprego e moradia para todas as pessoas.

Neila Batista 13147 – PT

Neila é Assistente Social e sempre trabalhou profissionalmente em instituições voltadas ao atendimento às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Foi sindicalista, vereadora por dois mandatos (BH) e Gestora Pública (Patrus, Célio de Castro e Lula). Coordenou o fórum de interlocução do governo Pimentel com movimentos sociais e sindicais e hoje integra o Movimento “Quem Luta, Educa” (Frente Brasil Popular).

Pedro Patrus 13333 – PT

Em seu segundo mandato, Pedro Patrus é líder do PT e integra as Comissões de Direitos Humanos e Especial de Estudos dos Direitos Trabalhistas, além da CPI de Extinção de Leitos Psiquiátricos, as Frentes Parlamentares em Defesa dos Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana de BH e dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Polly do Amaral 50010 – PSOL

Doula, fundadora do Ishtar BH (grupo de apoio a gestantes e mães), formada em Computação. Mãe de três filhas na escola pública, é ativista desde 2007 pelos direitos de mulheres, mães e crianças, por justiça social, saúde e educação públicas. Integrou a equipe da Gabinetona e é candidata a vereadora de BH (Muitas/PSOL).

Sara Azevedo 50000 – PSOL

A trajetória de Sara enquanto professora de educação física nas escolas públicas de BH está vinculada a defesa da educação emancipadora e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores da educação. Portanto nossa candidatura tem um compromisso histórico com tais pautas e reivindicações.

Sônia Lansky, Rúbia Ferreira, Lara Sousa e Lígia De Laurentiis 13180 – PT

A Coletiva é Sônia Lansky, Rúbia, Lara, Lígia, Juliana, Rubinho, Dehonara, Sorângela, Stella e André. Sônia Lansky é quem vai nos representar na urna, mas votar 13180 é eleger uma bancada que tem propostas para a saúde, a defesa dos diretos da mulher e de políticas públicas para educação, meio ambiente, transporte e cultura para uma cidade do Bem Viver.”
Eu sou Rúbia Fernanda, estou como candidata a covereadora pela Coletiva, sou professora da Rede, lotada na Escola Municipal Imaco.

Thomás Carrieri 21888 – PCB

Estudante de licenciatura em Matemática (UFMG). Militante da União da Juventude Comunista e do PCB. Coordenador Geral do DCE UFMG (2019/20).
Milita desde os 15 anos, participou das manifestações pelo passe livre e do Coletivo Alvorada (2016/17) contra o governo Golpista de Temer.
Luta por uma educação popular, pública, gratuita, inclusiva, laica, de qualidade, sem censura, revolucionária e emancipadora.

Professor Wagner Carvalho 50013 – PSOL

Nasci em Ubá/MG, de uma família de 10 irmãos. Moro em BH há 49 anos. Sou formado em Letras e Direito. Depois, fiz o mestrado em Educação. Sou advogado e professor. Lecionei em colégios, cursinhos e universidades por mais de 25 anos.

Luto por uma BH com igualdade de oportunidades e justiça social para todas e todos – sejam pobres, negros, mulheres, LGBTQI+.