A comissão de bibliotecários escolares da Rede Municipal de Belo Horizonte, junto com o Sind-REDE/BH, realizou uma mobilização nesta quarta-feira (11/12), às 13h, na Praça Sete de Setembro, no centro de Belo Horizonte. O ato teve como objetivo pressionar o prefeito Fuad Noman (PSD) a sancionar o Projeto de Lei de Orçamento Anual de 2025 (PLOA 2025), sem vetos à emenda que viabiliza a unificação das carreiras de bibliotecários sênior e pleno.
A unificação da carreira e a correção da distorção salarial gerada por ela é a principal demanda dos bibliotecários escolares. Atualmente, existe uma diferença de quase 50% entre os salários dos cargos pleno e sênior, mesmo que os trabalhadores exerçam exatamente as mesmas funções. Um bibliotecário pleno no nível inicial da carreira recebe R$ 3.265,97, enquanto o salário de um bibliotecário sênior no mesmo nível e carga horária é de R$5.501,23. A distorção aumenta ainda mais a medida que os trabalhadores progridem na carreira.
A diferença salarial é considerada injustificável, já que tanto a formação acadêmica quanto a forma de ingresso no serviço público são idênticas para os dois cargos. “É urgente que o governo municipal corrija essa distorção, unificando os cargos e garantindo a autonomia do bibliotecário para atuar de forma técnica e independente nas bibliotecas escolares”, afirma a diretoria do Sind-REDE/BH.
Durante o ato, os trabalhadores utilizaram faixas e material informativo, além de fazer falas e palavras de ordem para sensibilizar a população e chamar atenção das autoridades para o tema.
Emenda Propositiva 1320
A Emenda Propositiva 1320, de autoria do vereador Wagner Ferreira (PV), incluiu a unificação da carreira na PLOA 2025. O Projeto foi aprovada na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) na reunião extraordinária realizada no dia 03/12. Agora cabe ao prefeito Fuad a decisão de sancionar ou não o projeto.
Para o Sind-REDE/BH, a unificação do cargo de Bibliotecário Escolar é fundamental para a garantir o respeito e valorização destes trabalhadores. A pauta fez parte da Campanha Salarial 2024 dos trabalhadores em Educação da Rede Municipal e agora tem a chance real de ser aprovada.