Inimigo dos trabalhadores, Zema ameaça cortar salários em paralisação contra desmonte do IPSEMG

Ação busca enfraquecer luta contra o PL 2.238/2024, que desmonta o Instituto e impõe sacrifícios aos servidores

O Sind-REDE/BH vem a público repudiar veementemente a ameaça do governador Romeu Zema (Novo) de cortar os salários dos servidores estaduais que aderirem à greve contra o Projeto de Lei 2.238/2024. Esse projeto, de autoria do governo estadual, desmonta o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (IPSEMG) e aumenta as contribuições dos trabalhadores.

Tem se tornado comum a postura de Zema diante de greves e manifestações, de buscar estrangular o movimento pela via financeira, seja impondo multas aos sindicatos ou ameaçando a corte de ponto aos trabalhadores.

Dessa vez, a ameaça do governo veio em forma de notificação extrajudicial, uma manobra claramente intimidatória que tenta criar um ambiente de medo entre os trabalhadores. Vale esclarecer que a paralisação é totalmente legal, pois cumpre todos os requisitos previstos na legislação de greve. Além disso, é uma medida justa, com o objetivo de discutir o futuro do IPSEMG e lutar contra um projeto que inevitavelmente empobrece ainda mais os servidores estaduais.

A notificação extrajudicial enviada pelo governo é uma tentativa desonesta de confundir e amedrontar os trabalhadores, ao sugerir, de maneira enganosa, que se trata de uma ordem judicial. No entanto, trata-se apenas da opinião do governo sobre o movimento grevista, sem qualquer peso jurídico para obrigar os trabalhadores a interromperem a paralisação.

A ameaça de corte de ponto proposta pelo governador é uma atitude antissindical. Mas, segundo o Sind-UTE e os trabalhadores da Rede Estadual de Educação, tal atitude não intimidará os servidores. “Se cortar o ponto de quem aderir à paralisação, o calendário escolar não vai fechar. Quem prejudicará os estudantes será o governo de Minas,” afirmou em nota o sindicato da rede estadual.

É importante lembrar que, no ano passado, o governador Romeu Zema aumentou seu próprio salário em impressionantes 298%, além de conceder aumentos de 267% para o vice-governador e 247% para os secretários. Estes reajustes colocaram Zema como o governador com maior salário do país, uma clara contradição com sua promessa de campanha em 2018, quando afirmou que abriria mão do próprio salário.

O Sind-REDE/BH reafirma sua solidariedade com a luta pelo direito dos trabalhadores e espera que Zema recue em suas ameaças. Mexeu com um mexeu com todos!