Repúdio à Violência Institucional: Sind-REDE/BH Condena Invasão à Casa Ednéia Ribeiro

Guarda Municipal e Polícia Civil de BH agem com truculência em invasão ilegal, reprimindo espaço de resistência das mulheres

A Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH vem a público manifestar veemente repúdio à ação truculenta e arbitrária perpetrada pela Guarda Municipal de Belo Horizonte e pela Polícia Civil de Minas Gerais na madrugada de quinta-feira (09/05) para sexta-feira (10/05).

É com profunda consternação que testemunhamos a invasão covarde e ilegal da Casa da Mulher Trabalhadora Ednéia Ribeiro, um espaço legítimo de luta e resistência organizado pelo Movimento Feminista Olga Benário. Nesta ação desumana, Dona Margarida, uma das guardiãs deste reduto de dignidade e justiça social, foi sequestrada e detida, enquanto as forças de segurança arrombavam as portas e trocavam as chaves, expulsando à força as militantes que ali se abrigavam.

Salientamos que a Casa da Mulher Trabalhadora Ednéia Ribeiro é fruto de uma ocupação justa, nascida da vontade e da necessidade de mulheres vítimas de violência por um espaço de acolhimento institucional. Enquanto esse direito não é garantido, a ocupação funciona como um centro cultural e de ocupação política, localizado no Bairro União, na Região Nordeste de nossa capital. Erguida em um terreno abandonado pela Prefeitura de Belo Horizonte, este espaço foi transformado em símbolo de vida, cooperação e resistência, promovendo ações coletivas, hortas comunitárias e encontros que fortalecem os laços de solidariedade e empoderamento feminino.

É inadmissível que a truculência policial e a prepotência municipal se sobreponham à justiça e aos direitos humanos mais básicos. A invasão, realizada sem qualquer respaldo legal, sem mandado judicial, em um momento de vulnerabilidade da ocupação, quando ela se encontrava sem energia, revela o desprezo das autoridades pelo diálogo e pela democracia.

Exigimos, de maneira veemente, uma investigação imediata e imparcial sobre este ato de violência institucional, bem como a responsabilização exemplar dos envolvidos.

Não descansaremos até que a justiça seja feita e até que tenhamos a garantia de que episódios como este não se repitam.
Estaremos ao lado da Casa da Mulher Trabalhadora Ednéia Ribeiro e de suas atividades em defesa da igualdade, dignidade, moradia, justiça social e dos direitos humanos das mulheres. Nossa solidariedade e nosso apoio irrestrito estão com as bravas guerreiras que resistem bravamente contra toda forma de opressão.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH