Em reunião com o Sind-REDE/BH, secretário de Educação se compromete com pauta da entidade

Reposição da greve, tempo de planejamento, dobras e reunião pedagógica foram temas da reunião que devem ocorrer mensalmente.

Na última sexta-feira (12/05), a diretoria do Sind-REDE/BH se reuniu com o secretário de educação, Charles Martins, e outros representantes da SMED para debater as principais demandas da categoria. O secretário se comprometeu com toda a pauta apresentada e com a realização de uma reunião mensal com a Entidade. A próxima reunião será realizada no dia 5 de junho. Confira abaixo um resumo de cada um dos pontos discutidos e suas resoluções.

1. Calendário de Reposição de Greve

Os diretores do Sindicato apresentaram a proposta de encerrar o calendário letivo no dia 23 de dezembro, incluindo mais 5 sábados para reposição, que poderão ser realizados em turno único. O secretário teve acordo com a proposta que será formalizada via ofício.

2. Extraclasse

A diretoria apresentou o resultado de seminário realizado com a categoria sobre o tema, que apontou a autonomia das escolas para a organização do tempo de planejamento. O secretário pontuou que pretende regularizar a realização do extraclasse por via de uma Portaria que será apresentada para a categoria até o dia 29 de maio. O acordo é que, por enquanto, será mantido o tempo de planejamento segundo a determinação do coletivo de cada escola. O secretário também se comprometeu a debater a minuta da Portaria com o Sind-REDE antes de enviá-la à Câmara. Até lá, todas as escolas devem continuar se organizando pela definição do coletivo, inclusive, as turmas de educação infantil.

3. Intermediário

A diretoria do Sind-REDE reivindicou, novamente, a volta da professora do horário intermediário. O secretário autorizou dobras para o intermediário até o final do ano.

4. “Integradinha”

O Sindicato também solicitou a substituição imediata dos monitores da Integrada e estagiários, que estão assumindo turmas de educação infantil, por professoras, mesmo que seja através de dobras. O secretário se comprometeu a autorizar as dobras em todas as Emeis em que estagiários ou monitores da Integrada estão assumindo turmas.

5. Reuniões pedagógicas

O Sind-REDE propôs que a Smed garanta oito horas mensais para a realização de reuniões pedagógicas em todas as escolas, com contratação de oficineiros. O secretário teve acordo. A proposta será apresentada na próxima plenária de representantes.

6. Apoio a educando

Os representantes do Sindicato criticaram a forma como os Auxiliares de Apoio ao Educando estão sendo organizados nas turmas, pois muitas vezes um único Auxiliar tem ficado responsável por vários alunos, sem levar em conta critérios de complexidade de cada caso.

Martins teve acordo que o critério de um apoio por turma é equivocado e informou que novas contratações para o setor já foram autorizadas. Segundo o secretário, a nova orientação é que os Auxiliares de Apoio serão organizados de acordo com a necessidade de cada educando. Desta forma, poderá haver situações em que alguns educandos ficarão sem Auxiliar, pois não necessita deste profissional e situações em que um único educando contará com o apoio de dois profissionais, por ser um caso que necessita de mais atenção.

7. Cantina

O secretário informou que a MGS passará a pagar insalubridade para as cantineiras que prestam serviço em cantinas sem as condições necessárias.