Trabalhadores Terceirizados retomam a realização das Reuniões de Representantes

Importante ferramenta de mobilização e debate dos trabalhadores, a reunião de representantes volta a ser realizada de forma presencial.

No dia 08 de março ocorreu na sede do Sind-REDE/BH a Plenária de Representantes dos Trabalhadores em Educação Terceirizados (MGS e Caixa Escolar). O encontro tinha como pauta o repasse do Acordo fechado com MGS e Caixa Escolar, situação dos desvios de funções, resposta ao ofício da SMED dentre outros. Participaram cerca de 50 pessoas, um número muito bom, mas sabemos que podem ser ainda maiores. Por isso, a grande tarefa dos Representantes e do Sindicato é a rearticulação da organização das escolas para que todas tenham representantes e o mesmo participe das atividades.

Resumo dos principais encaminhamentos e debates da plenária:

Solicitações apresentadas pelos representantes:

• Definição de quais são os critérios e qual o cronograma para o remanejamento de funcionários.
  • Reunião com a SMED para tratar todas as questões dos trabalhadores dos Caixas Escolares ( Escola Integrada).
  • Levantamento e publicação de quais escolas há vagas para troca
  • Cobrar as atribuições/atividades por escrito de cada função.
  • Cobrar mudança no uniforme do Apoio ao Educando ( mudar jaleco por camisa).
  • Cobrar nomenclatura carteira digital.

Questões apresentadas pela Mesa:

• Disponibilizar questionários para denúncia em relação a desvio de função, a supervisores e para sugestão de horário de Portaria.

Propostas sugeridas por representantes:

• Voltar 12 x36 ( Porteiro) ou trabalhar até sábado (07h até 12h) e folgar domingo.

Debates para os grupos nas escolas fazerem

Regras para mudanças do local de trabalho: Queremos criar um regulamento de como as mudanças de locais de trabalho podem acontecer. Convidamos os colegas a discutirem e o Representante levar a opinião da escola na próxima plenária. Havendo necessidade de saída de um trabalhador de uma escola, quem deve sair? O último que chegou na escola? O mais novo de idade? O que mora mais longe? Surgiu uma vaga em uma escola e tem 3 pessoas querendo mudar para lá? A preferência deve ser de quem? Na próxima reunião de Representantes iremos votar a posição da categoria para iniciar uma negociação com a MGS sobre esses quesitos. Transparência nas vagas e nas regras de permuta são essenciais.

Horário da Portaria: SMED solicitou em ofício que a categoria apresente um novo horário de funcionamento da Portaria que seja melhor para os trabalhadores. Esse é outro tema que iremos votar na próxima reunião de representantes.

Seja Representante da sua Escola!

Nos acordos assinados (MGS e Caixa Escolar) temos um ponto importante para nossa organização e luta: o direito ao Representante dos trabalhadores em cada escola. O Representante tem a função de levantar as demandas de cada escola, os problemas vividos pelos trabalhadores e levar para o Sindicato. Ele participa mensalmente de uma reunião e ajuda a organizar nossa luta. Decide itens importantes e leva as respostas e encaminhamentos de volta para as escolas.

Caso sua escola ainda não tenha Representante, chegou a hora! Veja quem se interessa e façam uma eleição (Acesse a ata que será enviada via malote às escolas também clicando aqui). A saída do representante da escola para a atividade sindical pode ser abonada conforme o acordo. Vamos juntos avançar na organização de mais conquistas!