No última quinta-feira, dia 30 de Julho de 2020, às 14h, aconteceu uma Assembleia Virtual dos Trabalhadores Terceirizados nas Escolas Municipais de Belo Horizonte (MGS e Caixa Escolar), para expor as demandas e decisões a serem tomadas pela categoria.
A pauta da Campanha Salarial 2020 foi claramente explicada para os trabalhadores, expondo que tanto a MGS quanto as Caixas Escolares não estão dispostas a fazer nenhum acordo de aumento salarial ou de benefícios como o ticket alimentação, sob alegação de que a PBH não esta fechando nenhum tipo de pauta que envolva custos econômicos em virtude de gastos e possíveis perdas devido a pandemia de Covid-19.
Porém, como proposta aprovada pela maioria dos trabalhadores presentes na assembleia virtual, a categoria decidiu realizar atos na porta da PBH com faixas, exigindo o pagamento imediato do ticket alimentação, para todos os trabalhadores. O ato deverá obedecer o distanciamento social e todas as medidas sanitárias determinadas pelas autoridades de saúde.
Também foi proposto o Dia de Ocupação nas Redes Sociais do Prefeito Alexandre Kalil e dos vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte.
Os trabalhadores votaram ainda uma importante proposta contra o desconto retroativo dos tickets, fornecidos no mês de Março/Abril para a categoria. A MGS não que abrir mão da cobrança desses benefícios no futura (a partir da volta das atividades). Os participantes da assembleia virtual optaram por levar para a próxima audiência a contrariedade a este pagamento, mesmo que parcelado de 6 vezes, insistindo que não seja cobrado nada até a decisão judicial.
Quanto aos descontos de provisionamento nos contra cheques de férias, a categoria votou para que a MGS faça esclarecimentos detalhados, item por item, quando houver estes descontos.
A assembleia também esclareceu outros itens como: Liminares, PIS, Pasep e FGTS emergencial.