
Na última reunião entre o Sind-REDE e a Prefeitura de Belo Horizonte, realizada no dia 28 de setembro, o governo afirmou que as eleições para a direção de escola aconteceriam ainda este ano, sem qualquer alteração de cronograma. Eles também asseguraram que o direito de concorrer ao cargo seria garantido, inclusive aos trabalhadores que estão em excedência provisória, visto que a lotação está garantida na escola de origem.
Após a reunião com a prefeitura, recebemos informações de que o vereador Léo Burguês (PSL), para atender algumas direções que o procuraram na CMBH, iria protocolar um PL que visa autorizar o que diretores concorram ao terceiro mandato consecutivo.
Em assembleia, a categoria se posicionou de forma contrária a essa proposta. Por isso, na última segunda-feira (18/10), uma comissão do Sind-REDE/BH realizou uma reunião com os vereadores que iriam assinar o referido PL. Na ocasião, os representantes do Sindicato apresentaram argumentos contra a extensão do mandato.
Após essa intervenção, ficou acordado que o PL que mudaria as regras das eleições para a direção da escola, permitindo um terceiro mandato, não será mais apresentado. Dessa forma, as regras para as eleições de diretores serão mantidas como estão hoje.