Compartilhe nas redes sociais
A diretoria do Sind-REDE/BH se reuniu de forma virtual com os bibliotecários da Rede na noite do dia 30/03 (quinta-feira). Durante a reunião, os 19 trabalhadores relataram exploração e desvalorização, intensificação do trabalho, assédio e falta de espaço.
A pauta central da reunião foi o ofício encaminhado ao Sind-REDE/BH, no dia 25/03, pela SMPOG, SUGESP e Smed/BH solicitando o acordo com as definições das competências descritas ao cargo de bibliotecários pleno e sênior. O mesmo e-mail coloca prazo para o retorno da consulta para o dia 05/04/23. Os bibliotecários em total desacordo com o conteúdo do documento solicitaram que o Sindicato marque uma reunião com a prefeitura para discutir o assunto.
Bibliotecários escolares também são base do Sind-REDE/BH
O cargo de bibliotecário escolar passou a ser base da educação em 2018, quando a Lei Nº 11.132/18 criou as escolas de educação infantil e também inseriu tais profissionais compondo o quadro da educação.
Para suprir todas as escolas com bibliotecas, foi construído com o aval da Regional de Bibliotecários de BH, o cargo de bibliotecários sênior e o pleno, uma mudança que aceita a redução do salário pago, mas o profissional deve ter a mesma formação.
Demandas:
- Criação de Plenárias virtuais e mensais do segmento no Sind-REDE/BH.
- Enviar um ofício para a Smed/BH solicitando autorização para os bibliotecários participarem da Plenária de Representantes.
- Ampliar mais 3 níveis na carreira dos bibliotecários.
- Abertura de diálogo com a PBH para reorganizar as competências do cargo.
- Enviar um ofício à PBH solicitando esclarecimentos sobre os critérios de produtividade exigido dos bibliotecários que estão na Smed/BH.
Calendário de mobilização:
12/04 – 14h, Assembleia dos Trabalhadores em Educação Concursados – Praça da Estação
19/04 – 9h30, Audiência pública sobre a aplicação da Lei do Piso para AAEs – Plenário Camil Caram – Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH)