Relatório da Plenária virtual dos Bibliotecários do dia 19/02/2025

A reunião teve como pauta construir a mobilização na Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH) para derrubar o veto do Prefeito referente a emenda dos Bibliotecários.

Aconteceu a plenária dos bibliotecários, no dia 19 de fevereiro (quarta-feira), às 19h, em ambiente virtual na plataforma Google Meet. A reunião teve como pauta única a mobilização da Câmara Municipal De Belo Horizonte para derrubar o veto do prefeito referente à emenda dos Bibliotecários. Confira abaixo os informes da reunião:

Durante toda a plenária, a importância da mobilização dos bibliotecários para derrubar o veto ao Projeto de Lei 11.802/2025 foi o tema central e mais debatido. São importantes ações que mobilizem a categoria, como agendar pequenos grupos para se organizarem, visitar vereadores, utilizar hashtags no instagram, fazer vídeos e pressionar os parlamentares.

O prazo final para derrubar o veto é dia 15/03 (sábado), sendo que o prefeito tem dois dias para assinar após ser derrubado. É necessário que toda a categoria se una, não somente os bibliotecários. Ficaram agendadas duas reuniões com vereadores que aconteceram no dia 21/02 (sexta-feira), com representantes da categoria e alguns diretores do sindicatos.

Durante a plenária, os bibliotecários também relataram as dificuldades do cargo como ter três escolas para administrar, os salários ruins e a falta de equiparação salarial, o aumento de demandas e, ainda sim recebem muitas críticas. Diante disso, reforçaram a importância da mobilização durante a Campanha Salarial de 2025.

Principais encaminhamentos:

  • Na próxima semana haverá um mutirão na Câmara Municipal de Belo Horizonte, ainda sem data definida. Ficou acordado que será feita uma enquete no grupo do GT dos Bibliotecários para definir o dia;
  • Manter a mobilização com suporte de faixas e pirulitos para as ações presenciais e uma campanha de mobilização virtual com um vídeo;
  • Demanda de mobilizar professores, AAEs e terceirizados em apoio a luta dos bibliotecários;
  • Ficou definido um calendário de mobilizações:
    21/02 – Reunião com os vereadores Leonardo Ângelo e Juliano Lopes
    24/02 – Campanha de mobilização nas redes para a derrubada do veto
    25/02 – Mutirão de mobilização com vereadores e Campanha

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH