Compartilhe nas redes sociais
A plenária de representantes dos trabalhadores em educação concursados da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte, realizada em três turnos nos dias 13 e 14 de fevereiro, definiu importantes encaminhamentos em solidariedade às mobilizações dos trabalhadores terceirizados da educação. A decisão reforça a unidade da categoria na luta por melhores condições de trabalho e direitos.
Os representantes avaliaram o contexto da mobilização e decidiram por não convocar uma paralisação geral dos concursados no dia 20 de fevereiro, respeitando o protagonismo dos trabalhadores terceirizados neste momento. No entanto, foi aprovada a ampliação do apoio por meio de estratégias de diálogo e sensibilização junto à comunidade escolar.
Entre as ações aprovadas estão:
- Envio de bilhetes às famílias explicando os motivos da paralisação dos terceirizados;
- Produção de placas de apoio com os dizeres: “Sou professor(a) e apoio a luta dos trabalhadores terceirizados”.
- Registro de apoio (coletivos ou individuais) através de fotos e vídeos, com mensagens de solidariedade, que devem ser encaminhados ao Sind-REDE/BH, através do e-mail imprensasindrede@gmail.com ou publique em suas redes e marque o Instagram do SindRede do para publicização nas redes do Sindicato.
Outras Orientações
Caso haja ameaças ou represálias contra os trabalhadores terceirizados, o Sind-REDE/BH poderá convocar novas mobilizações, incluindo a possibilidade de paralisação dos trabalhadores concursados. Não havendo o chamado a paralisação, caso haja a decisão de não trabalhar neste dia os trabalhadores concursados devem lançar no ponto paralisação do trabalho por motivo de força maior.
Em nenhuma circunstância, os grevistas terceirizados devem ser substituídos por outros trabalhadores contratados via Caixas Escolares, ou da própria MGS.
O Sind-REDE/BH segue mobilizando os trabalhadores terceirizados e orienta que qualquer situação de intimidação assédio seja imediatamente denunciada.