O Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, Sind-REDE/BH, vem a público manifestar seu repúdio à declaração da deputada federal Joice Haselmann (PSL/SP), que afirmou em um de seus discursos na Câmara dos Deputados que investir mais dinheiro na Educação seria como colocar mais água numa mangueira gigantesca cheia de buracos. “Adianta o quê colocar mais dinheiro na Educação? Nada”, disse a deputada. E, para piorar ainda mais, a deputada afirmou “nossos professores não sabem ensinar”.
Há diversas pesquisas e a própria realidade da Educação no Brasil demonstra o contrário do que disse a deputada, pois a baixa valorização da profissão professor, falta de condições adequadas de trabalho, falta de infraestrutura básica em inúmeras escolas além da falta de planos de carreira com incentivos salariais e de formação continuada é algo que salta aos olhos na realidade da Educação nacional.
É o mais completo absurdo as afirmações proferidas pela deputada do PSL que têm como objetivo criar uma espécie de cortina de fumaça para desviar a atenção da sociedade dos verdadeiros problemas que afetam a Educação brasileira, problemas esses que só vem agravando desde a aprovação da PEC do Teto dos Gastos que ficou conhecida como “PEC da Morte” e que congelou por 20 anos os investimentos em Educação e Saúde. Agora, com a “Nova” Reforma da Previdência apresentada pelo governo Bolsonaro, do mesmo partido da deputada, esses problemas tendem a se aprofundar ainda mais na medida em que a proposta apresentada aprofunda e precariza ainda mais o trabalho de professores e todos os trabalhadores em Educação obrigando todos a trabalharem por mais tempo, contribuírem por mais tempo e ter a idade para se aposentar aumentada.
As declarações da deputada demonstram o seu completo desconhecimento da Educação no Brasil e das péssimas condições de salário e precarização do trabalho dos professores que são os responsáveis pela formação da maioria das outras profissões. As declarações da deputada além de disseminar preconceito contra as professoras e professores brasileiros prestam também um desserviço ao país quando por desconhecimento ela prega pelo não investimento em Educação que é direito fundamental responsável e indispensável em qualquer país que pretenda promover seu desenvolvimento e promover o avanço no conhecimento.
A declaração de Joice Hasselmann vem de forma conjunta e orquestrada com os planos do governo Bolsonaro (PSL), do mesmo partido que a deputada, que é de demonizar os profissionais da educação direcionando ataques a eles, criar cortinas de fumaça contra a educação pública retirando ainda mais investimentos da área de educação com intuito de precarizar ainda mais as escolas e universidades públicas. Agindo assim o governo tentará justificar a privatização da educação pública e universidades públicas do país sucateando ainda mais a educação brasileira como um todo.
Repudiamos veementemente os ataques da deputada aos professores e a sua defesa de não investimentos em Educação. As declarações da deputada não só demonstram seu mais profundo desconhecimento da realidade da educação brasileira como também dissemina desinformação e preconceito contra todos os profissionais que mesmo desvalorizados trabalham com afinco e dedicação na formação crítica de estudantes Brasil afora e lutam constantemente não só pela sua valorização salarial e de suas carreiras, mas também lutam em defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade social para todas e todos.
Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte, Sind-REDE/BH