MGS
– O retroativo salarial do Acordo de 2019 será pago até o 5° dia útil de Fevereiro de 2020. No contracheque ele aparece como “Dif Salarial CCT”. O retroativo do ticket alimentação foi pago em janeiro. Aqueles trabalhadores da MGS que migraram do Caixa Escolar em 2019, também receberam parte do retroativo salarial na forma de “Abono SMED”.
– A Proposta de Acordo Coletivo 2020, votada pelos trabalhadores, já foi protocolada junto à MGS. Dentre as reivindicações estão: o aumento salarial de 7,2%; a reposição da inflação dos últimos cinco anos (26,80%) e o aumento do Ticket para R$ 29,90.
Caixa Escolar
– O Acordo Coletivo dos Caixas Escolares do ano passado (2019) está em andamento e, devido ao recesso do Judiciário no final do ano, houve um atraso para a assinatura das 194 Caixas Escolares. Porém, mesmo sem a assinatura do Acordo, a SMED já autorizou o pagamento deste retroativo.
– Os trabalhadores do Caixa Escolar que estão na ativa (Monitores da Integrada) já receberam o retroativo.
– Os trabalhadores que saíram do Caixa Escolar e não migraram, bem como aqueles que migraram, ainda têm valores retroativos para receber. Porém, a cobrança da liberação desse retroativo só poderá ser feita após assinatura do acordo. Portanto, ainda é necessário aguardar.
Escola Integrada
A luta em defesa do emprego continua em 2020. Ano passado a categoria aprovou um calendário que inclui seminários regionalizados e uma assembleia com indicativo de greve. Devido ao adiamento do início das aulas, as datas dessas atividades foram alteradas, no dia 14 de fevereiro, faremos o seminário “Diálogos sobre a Escola Integrada em Belo Horizonte” e, no dia 19 de fevereiro, será realizada a assembleia do setor. Segue abaixo os horários e locais das respectivas atividades.
Seminário: Diálogos sobre a Escola Integrada em Belo Horizonte – 14 de fevereiro 2020 (sexta-feira)
Assembleia Geral dos Monitores da Escola Integrada (Paralisação Total) – 19 de fevereiro de 2020 (sexta-feira)