Em um cenário de acirramento da vulnerabilidade e desigualdade social, gerada pelas necessárias medidas sanitárias geradas pela Pandemia do Novo Coronavírus, unido a um verdadeiro abandono por parte dos governos, que além de não propor as medidas protetivas necessárias para reduzir os danos da crise, ainda aproveita o cenário para retirar ainda mais direitos dos trabalhadores, a solidariedade ativa da classe trabalhadora é a principal salvação para os trabalhadores.
Desde abril os trabalhadores em Educação tiveram o pagamento do seu vale alimentação suspenso, medida que afeta sobretudo os trabalhadores terceirizados, justamente os que recebem os menores salários. Além disso, a Prefeitura de Alexandre Kalil (PSD) promoveu o corte das Extensões de jornada de centenas de professores, reduzindo pela metade os ganhos destes trabalhadores.
Estes ataques que já seriam graves em qualquer outro momento, ganham contornos ainda mais cruéis devido à pandemia do novo Coronavírus, quando os salários de boa parte destes trabalhadores passaram a ser a única fonte de renda de suas famílias. Um cenário que se intensifica pelas posturas genocidas do Governos de Bolsonaro (Sem Partido) e Zema (Novo), que adotam posturas negacionistas diante das centenas de milhares de mortes e milhões de infectados pela Covid-19.
Perante esse cenário, muitas pessoas estão se perguntando: como é possível fazer algo para ajudar os que mais precisam? Em momentos de crises humanitárias como essa, em que a incerteza e a preocupação com o futuro são enormes, é tarefa dos(as) que se orientam pela transformação radical da sociedade estarem lado a lado do conjunto da classe trabalhadora, especialmente dos seus setores mais oprimidos e vulneráveis, em um processo de solidariedade ativa.
É nesse sentido, que o Sind-REDE/BH lança a campanha de Solidariedade ativa: VIDAS EM PRIMEIRO LUGAR!
Os Trabalhadores em Educação (Concursados e Terceirizados) filiados ao Sind-REDE/BH que tiveram as dobras cortadas e o vale refeição suspenso e desejarem solicitar a cesta básica, devem se inscrever no formulário abaixo.
Seja parte da solução
Além das doações realizadas pelo próprio Sindicato, é importante que neste momento, os trabalhadores que estiverem em uma situação um pouco mais confortável participem também da ação de solidariedade. Vamos ajudar os nossos colegas que tem sofrido cotidianamente com a dificuldade de pagar as próprias contas e tem passado dificuldades até para comprar comida e suprir as necessidades mais imediatas. Os laços sociais construídos neste momento crítico serão uma fortaleza para as próximas lutas e após o fim do isolamento social, teremos maior enraizamento social para sairmos às ruas, junto a estes companheiros.
COLABORE com a Campanha de Solidariedade Ativa aos Trabalhadores em Educação atingidos pelos cortes de Kalil.
Dados para doações:
Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Municipal de Belo Horizonte
CNPJ: 08.002.657/0001-08
CAIXA ECONÔMICA FEDERAL
Agência: 0086
Conta Corrente: 2593-7
Operação: 003
BANCO DO BRASIL:
Agência: 1614-4
Conta Poupança: 510007011-7
Variação: 51
Confira as fases da Campanha
Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH