Aposentadas e aposentados da Rede Municipal de Ensino realizaram ato político na entrada da rua Goiás da PBH, hoje (04), na parte da tarde. A mobilização marcou a entrega de um documento solicitando ao Prefeito Fuad Noman (PSD) que os aposentados com paridade recebam os mesmos ganhos dos trabalhadores da ativa.
A mobilização contou com mais de 400 aposentados e aposentadas que ficaram cerca de três horas na fila, uma vez que só era possível realizar o protocolo da documentação em grupos de cinco pessoas. Uma aposentada chegou a passar mal na fila e foi socorrida pelas demais pessoas.
Algumas aposentadas manifestaram sua indignação no microfone aberto e pediam justiça. Faixas lembraram que a categoria não é invisível e merecem respeito. Também foi lembrado que a conta foi deixada pelo ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD), ao sair da prefeitura sem negociar com os trabalhadores em Educação.
Campanha Salarial 2022
A paridade representa que os aposentados recebam os mesmos reajustes e demais ganhos financeiros dos trabalhadores da ativa. Como a prefeitura de Belo Horizonte não aplicou o reajuste do piso salarial ao primeiro nível da carreira, essa regra foi “burlada”, gerando reajustes diferenciados entre trabalhadores da ativa e aposentados.
Em consequência disso, os aposentados com paridade receberam um reajuste menor que os trabalhadores da ativa. O que pode significar um descumprimento da lei da paridade e um aumento da defasagem salarial dos aposentados, comprometendo suas condições de vida.
Com o requerimento, o Sindicato busca uma saída negociada para a questão dos aposentados com paridade. Caso não haja alternativa, a questão pode ser judicializada.
Abaixo assinado e Tenda das Professoras e Professores Aposentados
Durante o ato, foi lançado um abaixo assinado em que a população pode contribuir com assinaturas em apoio aos aposentados e aposentadas da Rede. Foi montada na Praça Sete a Tenda das Professoras e Professores Aposentados, que além do recolhimento das assinaturas, irá conscientizar a população dos descaso do governo Kalil/Fuad com os aposentados da Educação de BH.
Confira as imagens: