A educação pode ser transformadora. Mas, e em BH (onde a prefeitura não investe na área nem valoriza os profissionais)?

A educação é transformadora, mas em BH o povo sofre, já que a prefeitura reduz esse poder ao não investir na área nem valorizar seus profissionais.

Já ouviu falar que a educação pode ser transformadora? Que ela pode ajudar a abrir portas para diversas oportunidades, como um emprego melhor, salário digno, mais bem-estar?

Esses conceitos são bastante comuns porque são verdadeiros: a educação pode mesmo mudar a vida de uma pessoa, e não só nas áreas profissional ou financeira. Ela é um direito que dá chance de acessarmos outros direitos!

No Brasil, isso é ainda mais significativo: somos o sétimo país com mais desigualdade no mundo.

Sem educação pública de qualidade é quase impossível vencer esse quadro, já que o acesso à educação da maioria esmagadora dos brasileiros ocorre nas escolas públicas.

Nas próximas linhas, confira nove transformações que a educação pode ajudar a gerar:

  1. Alcance de direitos

A educação pode nos ajudar a termos consciência sobre direitos que nos são negados, sejam eles garantidos ou não em leis. Podemos exigir que eles sejam cumpridos e que políticas públicas sejam executadas.

  • Combate à pobreza

Com educação de qualidade, podemos ter melhores oportunidades no mercado de trabalho. Além disso, cada ano extra de escolaridade pode aumentar em até 10% a renda de uma pessoa.

  • Crescimento da economia

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), cada ano extra de escolaridade aumenta em 0,37% a média anual do produto interno bruto (PIB) de um país.

  • Desenvolvimento do povo

Educação pública de qualidade é primordial para o progresso do nosso povo dentro e fora do Brasil. Ela nos permite maior compreensão do mundo e de nosso papel perante outras nações.

  • Fortalecimento da democracia

Com educação, podemos nos tornar mais críticos e colaborar para o desenvolvimento econômico e social. Jovens mais escolarizados vão mais às urnas, e adultos que tiveram mais acesso à educação tendem a ser socialmente mais engajados.

  • Mais felicidade

Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostram que pessoas com maior escolaridade têm mais satisfação pessoal.

  • Menos violência

A educação pode ajudar a superar a intolerância, reduzir a desigualdade social e contribuir para a diminuição da violência. Ela é crucial para a compreensão nas relações humanas.

  • Promoção da saúde

A educação pode contribuir para a redução da mortalidade infantil e da taxa de fecundidade, e está relacionada a hábitos de vida mais saudáveis.

  • Proteção do meio ambiente

A educação ajuda a tomar decisões mais sustentáveis, com menos impactos sobre os recursos naturais e sem prejuízos às futuras gerações.

Apesar de todos esses benefícios, a educação pública de Belo Horizonte (MG) é desvalorizada pela prefeitura, que não reconhece a importância dos profissionais da área e não faz os investimentos devidos.

Esse descaso afeta quem está nas escolas públicas municipais e o restante da população, pois prejudica o futuro de todos nós.

Sem valorização, o poder transformador da educação pública de BH pode ser sufocado. Precisamos exigir da prefeitura o reconhecimento e os investimentos necessários na área, ou não venceremos os inúmeros desafios de nossa cidade.