As reuniões de representantes do dia 09/05 além da discussão da Campanha Salarial foram dados informes e encaminhamentos sobre as seguintes questões: autorização especial para professores do Ensino Fundamental atuarem na Educação Infantil, as apresentações feitas pela Secretaria de Educação em relação a mudanças na estrutura do atendimento educacional especializado; Portaria relativa às mudanças em relação ao trabalho de bibliotecários e AAEs; ao STF ( julgamento virtual do Tema 1218 (Recurso Extraordinário nº 1.326.541/SP), que trata do pedido de inconstitucionalidade da vinculação dos reflexos da política de valorização do piso salarial profissional nacional do magistério nos planos de carreira da categoria; sobre o SMAE entre outras questões além das denúncias feitas pela entidade sindical em relação aos contratos realizados pela gestão de Bruno Barral.
Confira os encaminhamentos aprovados na Plenária:
Em uma votação dividida, a maioria os representantes apontaram a necessidade de já deflagrar a greve a partir do dia 13/05.
No entanto um calendário alternativo também foi levantado para apreciação da assembleia mantendo o indicativo de Greve e apontando nova plenária de representantes e nova assembleia na primeira semana de junho.
Informe da reunião com SMED/SUGESP em 09/05
Na sexta-feira (09/05) no final da tarde aconteceu uma reunião de negociação com a Secretaria de Educação.
Na reunião a Secretaria reforçou que o índice de reajuste será apresentado apenas no dia 30 de maio, conforme ofício enviado ao sindicato pelo representante do governo na Subsecretaria de Gestão de Pessoas (SUGESP) no dia 11/04/25.
Na plenária os representantes reafirmaram a necessidade de fazer a campanha contrária ao SMAE, inclusive com o boicote, padronizando o preenchimento. (Como teve uma movimentação da Secretaria em relação a este tema, divulgada após reunião com o Sind-REDE/BH), seria importante retomar o debate.
Sobre os pontos da pauta a Secretaria fez um apanhado sobre para os quais tem resposta positiva ou negativa e os quais estão em análise.
Além da pauta da Campanha Salarial também foi tratado na reunião sobre a autorização especial para professores do Fundamental atuarem na Educação Infantil, a Portaria 125/2025 sobre o funcionamento das Secretarias Escolares e Biblioteca Escolares, as questões relativas ao ato dos Bibliotecários, as apresentações feitas em relação ao atendimento às crianças com deficiência, os contratos suspeitos da Gestão Barral e a continuidade das negociações sobre as demandas dos terceirizados. Estamos finalizando os informes da reunião com a secretaria de educação que será apresentado na assembleia com paralisação total desta terça-feira (13/05) às 8h30 na Praça da Estação. Estamos aguardando que chegue por escrito os apontamentos feitos pela Secretaria de Educação.