Trabalhadores da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte estão veementemente contra a reabertura das escolas neste momento.

A pandemia da Covid-19 está longe de ser controlada, ao contrário, passa por um aumento de casos.

Não existem protocolos possíveis a serem aplicados nas escolas. Não somos insensíveis às dificuldades enfrentadas pelas famílias em relação ao cuidado com as crianças e as preocupações quanto ao processo de aprendizagem escolar. Também somos solidários aos trabalhadores da Rede Particular que correm o risco de perder o emprego. Mas temos certeza de que a saída para esse grave problema não é colocar em risco a vida das crianças e das famílias de nossos estudantes.

Podemos recuperar o aprendizado escolar, não podemos recuperar vidas e não vamos mentir para a população. Os protocolos não são aplicáveis.

Os trabalhadores em Educação do Município votaram mais de uma vez em assembleias virtuais realizadas ao longo desse período o posicionamento contrário ao retorno presencial das atividades antes que a pandemia esteja controlada, assembleias essas, bastante representativas que votaram um indicativo de greve caso isso se dê.

Nossas exigências são que o governo prepare as escolas para quando o retorno for possível com ampliação do número de professores para acompanhamento pedagógico mais individualizado aos estudantes, investimento no combate à exclusão digital, dentre outros elementos.

Além disso, é importante a garantia do emprego e a exigência de socorro aos micro e pequenos empresários e aos trabalhadores de suas empresas, bem como um plano de apoio financeiro e estrutural para ajudar as famílias no cuidado com as crianças.

O retorno às aulas é criminoso pois aumenta significativamente a possibilidade de mais mortes pela Covid-19.

Diretoria Colegiada do Sind-REDE/BH